O Seu Livre Arbítrio se mudou para:

www.blog.renatobotelho.com


Aguardo a sua visita!

© 2008-2009 O Seu Livre Arbítrio

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Clichê: Até que ponto é aceitável?


Dias comuns, você sai de casa, passa pelo seu vizinho, às vezes ele olha na cara, fala um ''oi'', às vezes não... Um ano inteiro e dá para contar nos dedos de uma mão quantas palavras vocês se trocaram. Pois bem, aí chega numa data com o Natal, por ex. De repente aquela pessoa que nem falava com você vem cheio de intimidade: ''Bom dia, tudo bem? feliz Natal, tudo de bom''. Aí você pensa: ''Deve ser o espírito-natalino agindo sobre ele''. E deve ser algo do tipo, pois após o Natal, volta tudo da mesma forma, o ano seguinte se passa e novamente vocês se trocam apenas 5 palavrinhas no ano inteiro e na maioria nem se olham na cara (de novo). E no Natal seguinte a mesma coisa. Um ciclo-vicioso.

Pessoas do dia-a-dia que você não suporta, que falam mal de você pelas costas, quando chegam na sua frente, rasgam elogios e falam bem de você (e falam mal daquelas que falavam bem). Outro ciclo. Mas aí fica a questão, será que é apenas um clichê? Ou já chega ao ponto de maldade? (pois falsidade, com certeza). Conheço muitos casos assim e infelizmente tem muita gente maldosa por aí. Eu ignoro, vivo minha vida. Não dou atenção. Mas procuro orar por elas também.

Parentes que você não tem nenhum convívio, que não dão a mínima para você, quando ocorre um ''encontro'' ou visita, de repente começam a perguntar sobre sua vida, como se eles se importassem com você... E você fala normalmente como se fosse tudo normal. Clichê ou apenas uma ''pequena-falsidade'' por educação a sua família? Pela minha mãe eu até faço um esforço por alguém que ela tenha um ''carinho'', mas pára por aí. Não suporto clichês desse tipo. Mas não tenho raiva, nem nada (pois isso não leva a nada de bom).

Mas é assim, há muita falsidade hoje em dia, maldade, clichês diários, mas cabe a você não se deixar afetar por isso. Se souber ''tirar de letra'' essas coisas, tudo bem. Só não pode deixar que pensamentos ruins venham a te afetar, pois isso só prejudica você mesmo. Portanto, tenha bons pensamentos, boas vibrações e não guarde mágoas/rancores, pois com certeza você não será afetado e tudo voltará de onde veio.

7 comentários:

  1. É isso aí, Renato!
    Pensamento positivo, pois é como eu digo, a mágoa, a raiva, ressentimentos, etc. são venenos que a gente toma esperando que o outro morra!
    Vamos viver da melhor forma possível. Estaremos fazendo a nossa parte para melhorar este mundo.
    Quem não quiser estar na nossa sintonia... paciência! Para ele e para nós.
    beijo e bom fim de semana

    Obs: A viagem que estou narrando aconteceu em outro tempo, é que só agora criei coragem para escrever.

    ResponderExcluir
  2. A voto que vc colocou para ilustrar o post diz tudo.. As pessoas vivem atrás de máscaras...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Renato!

    Um bom-dia!

    Concordo com tudo o que escreveu, sobretudo quando afirma que os rancores só nos fazem mal e se evitarmos senti-los, o mal regressa ao sítio de onde veio. Estou há dois anos na busca dessa paz silenciosa, na aceitação pessoal, no caminho do pensamento positivo, mas tenho muitos recuos, às vezes, é como voltar à estaca zero e depois volto a avançar...
    Os clichés são aceitáveis só até certo ponto, não consigo viver de aparências, por isso muitas vezes opto pelo isolamento.
    Gostei de ler o que escreveste, estava a precisar de ouvir estas palavras.

    Beijinhos,

    Graça Mello

    ResponderExcluir
  4. É, falsidade é triste...
    Mas é o que mais vejo, ultimamente.

    ResponderExcluir
  5. Acho que nem são cliches e sim, pura falsidade de jogo de interesses....

    ResponderExcluir
  6. Acredito que podemos ser educados com os "falsos" e até com aqueles q não nos querem bem. Mas, pára por aí, na educação. Qualquer expressão afetuosa já nos coloca em pé de igualdade com eles. Educação e respeito com todos. Afetos, abraços, declarações de amor, intimidade, só com quem nos quer bem de verdade.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, acho isso tão sacal.
    Odeio essa falsa proximidade.
    Me dá nos nervos. Sou logo irascível... Não tenho paciência pra isso.

    Beijos, moço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Popular Posts

Junte-se a nós!

Publicidade

Newsletter

Filmes:
Documentários:
Seriados:

Arquivo do blog

O que você procura?

Livros:

Fãs de O Senhor dos Anéis produziram um filme de 40 minutos, com orçamento de 3 mil euros, que conta o início da saga, ainda inédito no cinema. Clique e saiba mais.

O Adeus a Michael Jackson. Clique no Rei do Pop, leia e comente a postagem sobre o eterno ídolo que deixará saudades (já deixou).

Frases e pensamentos:

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada."
[ Albert Einstein ]

"Realize o seu próprio sonho. Você mesmo vai ter de fazer isso... eu não posso acordar você. Você é quem pode se acordar."
[ John Lennon ]

"Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino. Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa."
[ Luís Fernando Veríssimo ]

"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais o Titanic."
[ Luís Fernando Veríssimo ]

"O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte."
[ Ghandi ]

"É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior."
[ Gandhi ]

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho."
[ Ghandi ]

"Se queres mudar ao mundo, muda-te a ti mesmo."
[ Ghandi ]

"Deus não impõe ao homem nenhuma carga superior às suas forças."
[ Provérbio indiano ]

"Caia sete vezes, levante-se oito."
[ Provérbio japonês ]


Clique na foto e assista ao imperdível documentário que fala sobre as profecias de Nostradamus, dos Maias e sobre o ano de 2012.

Quer uma boa dica de leitura? Algo para prender você do início ao fim? Clique na foto acima.

Conheça a série Breaking Bad, uma série que conta com um roteiro ousado e original. Clique na foto.

O que você achou dos Series Finale de Prison Break e do episódio extra ''The Final Break''? Clique na foto e comente.

V, a nova série de Invasão Alien da ABC, que assim como Flash Forward, conta com um ator de Lost no elenco principal. Clique e saiba mais.



Flash Forward, o novo seriado da ABC, promete agradar os fãs de Lost e as pessoas que gostam de um roteiro original. Clique e saiba mais.

Seguidores do Blog: